O Jornal de Peniche ***************** Notas das últimas publicações

.posts recentes

. N.º 1284, de 24 de Agosto...

. NÚMERO ESPECIAL - FESTA D...

. N.º 1281, de 13 de Julho ...

. N.º 1280, de 22 de Junho ...

. FALECEU MONSENHOR MANUEL ...

. 1279 - 8 de Junho de 2010

. BETO

. Nº. 1278, de 25 de Maio d...

. N.º 1277, de 11 de Maio d...

. N.º 1276, de 27 de Abril ...

. N.º 1274, de 23 de Março ...

. N.º 1273, de 9 de Março d...

. 1272, de 23 de Fvereiro d...

. N.º 1271, de 9 de Feverei...

. 1270, de 26 de Janeiro de...

. 1267-1268-NATAL:

. Resultados de todas as el...

. ELEIÇÕES LEGISLATIVAS

. ELEIÇÕES - 7-6-2009:

. ECOS E NOTAS

.arquivos

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Outubro 2009

. Junho 2009

. Março 2007

. Novembro 2006

Segunda-feira, 27 de Novembro de 2006

REVISTA DO PASSADO

 

 
 
 

 

 

 

10 ANOS

FÁTIMA: - ORAÇÃO DE JOÃO PAULO II NA CAPELINHA DAS APARIÇÕES

Numa oração aos peregri­nos reunidos em Fátima, João Paulo 1I confessou-se "feliz por estar neste lugar bendito".

O Papa saudou "todo o povo de Portugal" que convi­dou a acompanhá-lo "abrindo os seus corações" numa altu­ra em que se preparava para beatificar Francisco e Jacinta.

"Com os olhos fixos nos servos, Deus disse ao Fran­cisco e à Jacinta 'não tenhais medo de escalar a montanha da santidade'. Entreguemos nós a Deus o nosso sim ge­neroso", pediu.

O Papa lembrou também que "a beatificação dos pasto­rinhos é um convite a todos os cristãos para que vivam a sua vida com uma entrega a Deus e com a paz no mundo".

João Paulo II pediu ainda: "Saudemos a Virgem Mãe re­zando juntos a Avé Maria cheia de Graça".

.............................................................................................................................................

 (In n.º  1038,  de 23 de Maio de 2000).

20 ANOS

O FALECIMENTO DO DR. JONET

Vítima de doença súbita, faleceu no dia 26 de Abril, o Dr. Manuel Jonet Faria Gonçalves que desde Abril de 1987 exercia as funções de Director do Hospital de Peniche.

Apesar das dificuldades de vária ordem com que esta unidade de saúde se tem vindo a debater, nomea­damente carência de recursos finan­ceiros e de pessoal técnico especiali­zado, a sua actividade vinha registan­do. sob a direcção do Dr. Jonet signi­ficativos progressos em diversos sec­tores.

De assinalar também durante o seu mandato a recente instalação dum completo serviço de fisiatria e de um laboratório de análises clínicas cujo equipamento importou em 15 mil contos.

O seu funeral, em que participou uma enorme multidão, foi uma sentida manifestação de pesar.

(In n.º  798, de 17 de Maio de 1990).

30 ANOS

OS PESCADORES DE PENICHE CONTINUAM A SUA LUTA

Em plenário realizado no passa­do dia 4 de Maio, os pescadores de Peniche, no âmbito da luta que se tra­duziu já em duas greves de três dias cada uma, aprovaram uma moção exigindo do Governo uma resposta concreta quanto ao pagamento do Subsídio de Desemprego quando os barcos estão imobilizados por motivo de reparação ou por más condições climatéricas. Na mesma moção é exi­gido da Secretaria de Estado das Pes­cas a publicação imediata das Por­tarias Regulamentadoras do Trabalho para a pesca da sardinha, anzol e cer­cadoras.

Se as pretensões dos pescado­res não forem satisfeitas até 31 de Maio corrente, a luta sofrerá, por parte destes, um endurecimento até às últi­mas consequências, conforme está aprovado na mesma moção.

LIMPEZA DAS DOCAS

Temos constatado grande actividade em trabalhos de limpeza das docas interior e exterior constituídas pelo fosso das nossas muralhas. Da doca exterior foram retirados (aos pedaços e com certa espectacularida­de pelo uso de um potente guindaste) algumas velhas embarcações que há muito constituíam um estorvo ao seu uso. Da doca interior têm saído gran­des quantidades de lodo, visando a eliminação das camadas superiores putrefactas que provocam o tristemen­te conhecido "cheirinho da doca" que de quando em quando, temos de suportar.

(ln n.º 558, de 15 de Maio de 1980).

40 ANOS

INCÊNDIO EM PENICHE

Eram 11 horas da manhã do passado dia 1 de Maio quando um curto-circuito originou um incêndio num prédio da Rua Tenente Valadim, n.º 13. nesta Vila.

Chamados os Bombeiros Volun­tários, estes de pronto entraram em acção evitando que as chamas se alastrassem. Os prejuízos foram rela­tivamente pequenos, algumas roupas e uma peça de mobiliário. dada a prontidão com que os bombeiros actuaram.

      A habitação é pertença de Almorinda de Jesus Nico. viúva de João de Jesus, falecido há anos no naufrágio da traineira "Graça de Deus".

(In n.º 317, de 10 de Maio de 1970).

50 ANOS

SERVIÇOS PÚBLICOS

Pelo Município vai ser aberto concurso para a exploração de um serviço público de transporte colectivo a estabelecer na área desta vila, constituída pelas suas três freguesias Ajuda, Conceição e São Pedro. Tal serviço, inicialmente servirá apenas a área que se estende longo da hoje mais importante artéria de Peniche até à sua principal praia de banhos. Todavia, num futuro próximo, virá certamente a desenvolver-se noutros sentidos.

ESTRADAS MARGINAIS

Foi entregue ao Agente Técnico de Engenharia, Sr. Júlio Franco Lima, de Lisboa, o trabalho de elaboração dos projectos das estradas marginais entre o Cabo Carvoeiro e Peniche e entre esta vila e a Praia do Baleal, o qual se propôs executá-lo pelas quantias, respectivamente, de 5.500$00 e 5.000$00 por quilómetro, não incluindo o estudo das obras de arte especiais, que será pago à parte de acordo com as tabelas em vigor.

(In n.º 68, de 25 de Maio de 1960).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

tags:
publicado por mispeniche às 00:08
link do post | comentar | favorito
4 comentários:
De Sandra a 3 de Outubro de 2008 às 01:37
Oi Boa noite. Meu nome e Sandra e estou escreber da Argentina. Meus pais sao da Bufarda. Nois queremos receber as informacoes de ahi. Estou pode ser? Por favor enviar um email para nos.

Obrigada!!

Sandra
De mispeniche a 3 de Outubro de 2008 às 02:13
É favor enviar-nos um e-mail para avozdomar@sapo.pt com o seu nome completo e morada para que possamos passar a enviar-lhe o jornal quinzenalmente.
Obrigado.
De carlos a 26 de Setembro de 2010 às 16:11
A pouca vergonha que se passa no Chon
o mais importante no ministério da saúde é arranjar tachos para os boys amigos
que se dane a saúde e o resto
chon2010.webs.com
De Ricardo a 12 de Outubro de 2010 às 22:04
Gosto muito deste Site e já o visualiso à alguns dias a seguir todos os artigos. Não percebo quase nada de Weblogs, será que existe forma de receber os novos posts e os mais recentes comentários no meu mail?

Comentar post

.OBRIGADO PELA SUA VISITA

...VOLTE SEMPRE... VOLTE SEMPRE... CONTAMOS CONSIGO ... VOLTE SEMPRE...VOLTE SEMPRE...

.mais sobre mim

blogs SAPO

.Agosto 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
27
28
29
30
31

.tags

. todas as tags

.links

.ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

------------- ESTATUTO EDITORIAL ----------- ---------DE --------------------------------- "A VOZ DO MAR": --------------- 1 - A VOZ DO MAR, propriedade da Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Nossa Senhora da Ajuda da Cidade de Peniche é um quinzenário regionalista que defendendo os interesses deste concelho igualmente faculta as suas colunas a regiões vizinhas (em especial a zona do litoral oeste onde se encontra) que julguem oportuno utilizá-las para idêntico fim. ----------- 2 - Órgão apartidário, de inspiração cristã, procura ser uma presença construtiva dentro da sociedade portuguesa na convicção de que a evolução desta e a consequente eliminação de situações de injustiça que a afectem será encontrada por via pacífica no diálogo aberto, livre e responsável que as diferentes correntes de opinião em tal empenhadas saberão com honra e dignidade travar entre si, diálogo esse que jamais perderá de vista quanto se preconiza na "Declaração Universal dos Direitos do Homem". ---------------- 3 - Dentro da acção formativa e informativa a que se propõe e desenvolvendo-se esta à luz da «Declaração» já referida, o nosso jornal mantendo-se atento aos problemas de âmbito local acolherá igualmente com o maior carinho toda a colaboração de interesse geral onde seriamente, com isenção e objectividade, se analisem actos e medidas de governantes e governados ou se reflicta sobre temas de Religião, de Economia, de Política, de Cultura, de Desporto. ------------------------------- 4 - Em conclusão A VOZ DO MAR assume o compromisso de respeitar os princípios deontológicos e a ética profissional inerentes à prática dum jornalismo digno. --------------------- (De harmonia com o publicado no n.º. 441)

.subscrever feeds